A importância de estrutura de arquivos no seu projeto de software

A ideia deste artigo surgiu a partir da última aula que gravei no curso de API de dados de pessoas fake em meu canal no Youtube. Se você é um iniciante em programação, corre lá e veja os vídeos. Pois ele vai te ajudar na construção de conhecimento em sua fase inicial.

Mas voltando ao assunto, normalmente, quem está começando no mundo da programação sempre começa a escrever os seus códigos em um único arquivo. Isso pode parecer normal a princípio, afinal, todo o meu código tem que ficar ali certo?

Exemplo de código escrito num único arquivo.
Exemplo de código escrito num único arquivo.

Mas se o seu código começar a aumentar a ponto de consumir muitas e muitas linhas de código? O que você deve fazer?

Primeiro você deve entender que em toda linguagem de programação moderna, haverá algum comando responsável por te fazer carregar um arquivo para se inserido naquele trecho de código. Observe o código do projeto do curso de API de dados pessoais logo abaixo.

Exemplo de código do projeto de API de pessoas FAKE
Exemplo de código do projeto de API de pessoas FAKE

Observe nas linhas 7 e 11 que são usados dois comandos responsáveis por carregarem um trecho de código que se encontra dentro das pastas do projeto. O primeiro faz o carregamento do código CSS que está localizado dentro de css/index.css e o segundo via PHP em core/index.php.

Exemplo de código para um carregamento de um arquivo CSS

<link rel="stylesheet" type="text/css" href="css/index.css">

Exemplo de código para o carregamento de um arquivo PHP

<?php require 'core/index.php'; ?>

Qual a principal importância em separar meus arquivos em pastas?

A principal vantagem é a organização e a boa leitura do seu código. Pois imagine se o código acima seguisse com a mesma estrutura do código do print abaixo.

Observe o quanto extenso ficou o código sem o uso de ferramentas como o require do PHP ou a tag link para carregar o CSS. Agora imagine se o código CSS tivesse 100 linhas, 400, 1000 ou mais? Você consegue imaginar o quão difícil começa a ficar a visualização do seu código? E lembre-se que o mesmo vale para o PHP, pois imagine que ao invés daquelas 7 linhas de código, tivesse centenas e centenas de linhas. Você teria que ficar rolando o scroll várias e várias vezes para se situar dentro do seu código fonte.

Então em virtude de reduzir este tipo de situação, buscamos sempre separar o código para que ele possa ser carregado de forma separada no devido trecho do seu programa.

 

 

Loading