Programação básica: Variáveis, if e else

Em programação temos conceitos básicos que precisam ser entendidos para o desenvolvimento de nossos primeiros scripts.
Observe o código abaixo
$nome= 'Maickon'; $numero = 34; $peso = 80;
No código acima, declaramos três variáveis. Onde uma armazena o nome de uma pessoa, a outra a sua idade e a terceira o seu peso.
Em PHP, devemos sempre seguir a regra de declaração de variável. Onde você primeiro precisa digitar o cifrão “$” e logo em seguida junto a ele dar um nome qualquer. A combinação dos dois será o nome da variável.
Toda variável sempre esta armazenando algum tipo de informação. No caso do nosso exemplo acima, temos a variável “nome” armazenando a palavra ‘Maickon’. E o mesmo vale para as variáveis $numero e $peso.
Imagine a variável sendo como uma caixa fechada onde dentro dela você pode armazenar alguma coisa. No nosso caso, imagine que quando eu declaro $nome = ‘maickon’; eu estou colocando um papel como o meu nome escrito dentro de uma caixa chamada $nome. A grosso modo é mais ou menos por aí a forma como armazenamos um valor numa variável.
Outra coisa importante é que cada variável pode armazenar um tipo de informação. Estas informações podem ser do tipo string (que são uma lista de caracteres entre aspas simples ou duplas), do tipo numérico (que são numerais) ou de outros tipos. Mas a princípio, estes dois são os mais importantes para o entendimento básico.
Declarações condicionais
Em programação você pode determinar o fluxo de um codigo com algumas palavras chave. Entre elas, o uso do if e else são muito importantes.
Confira o código abaixo
$nome = 'maickon'; if($nome == 'maickon') { echo 'O nome dele e maickon'; } else { echo 'O nome dele nao e maickon'; }
No código acima eu usei da declaração de uma variável chamada $nome. E logo em seguida usei do comando if para verificar se a variável $nome tinha a palavra ‘maickon’ armazenada dentro dela.
Se isso for verdade, o que esta dentro do {} (abre e fecha chaves) será executado. Do contrario o comando que esta dentro da instrução else será executado.
A instrução if é composta do seu nome if junto com a abertura e fechamento de parênteses. Dessa forma uma, a declaração inicial poderia ficar como if().
Dentro dos parênteses nos devemos colocar a condição a se testar. Onde neste exemplo, nós testamos se o que estava dentro variável $nome era de fato o texto ‘maickon’. Estre trecho do comando ficou assim:
if($nome == 'maickon') {}
Observe que o comando de comparacao sao dois sinais de iguais e não um. Usamos o sina de igual para informar atribuição e os dois sinais juntos para indicar comparação.
$nome = 'maickon'; //usamos o sinal de igual para atribuir o nome 'maickon' a variável $nome
if($nome == 'maickon'){}; //usamos os dois sinais de igual para comparar se a variável $nome contem o texto 'nome dentro dela'
Além disso, dentro do comando if, o que se encontra dentro das chaves ‘{}’ é o que será executado caso a verificação if seja verdadeira. Caso contrario, podemos executar o comando else onde colocamos o trecho de código a ser executado dentro das chaves {} da instrução else. Confira o exemplo abaixo.
$idade= 34; if($idade == 34) { echo 'Ele tem 34 anos'; } else { echo 'Ele nao tem 34 anos'; }
Atribuímos o valor 34 a variável $idade e verificamos se a variável $idade possuía o valor 34. Caso tenha, o comando if será verdadeiro e o que se encontra dentro das chaves {} na instrução if será executado. Caso contrario, o comando else será executado dentro das chaves {} referente a instrução else.
O comando executado será a mensagem informando se ele tem ou não 34 anos.
Bem este é o básico dos comandos iniciais. Crie seus próprios testes de código para por em pratica o que aprendeu hoje. Neste site aqui: https://replit.com/ você consegue criar os seus códigos iniciais para poder estudar.