Programação básica: Funções

Em linguagens de programação é muito comum sempre estarmos utilizando funções durante o processo de construção de algum software.
Observe o código abaixo.
function somar($numero1, $numero2) { $total = $numero1 + $numero2; echo $total; }
O código acima faz uso de uma declaração de função onde a palavra function e uma palavra de uso obrigatória durante a declaração da instrução. A palavra que vem após o nome function é um nome de sua escolha. Ele serve para que você possa nomear a sua função. Neste nosso exemplo, estamos chamando a função de nome “soma”.
Após o nome da função, deve-se abrir e fechar parênteses, e o que vem dentro destes parênteses nós chamamos de parâmetros. Estes parâmetros são como os valores de entrada para a função. Uma função pode ter ou não parâmetros. Como a nossa função de exemplo precisa de dois números para executar uma soma. Devemos passar como parâmetro da função uma referencia de entrada para estes dois números.
Dessa forma declaramos $numero1 e $numero2 como parâmetros da função.
Após o abrir e fechar parênteses, temos a abertura e o fechamento de chaves {}. O que vem dentro desse abre e fecha chaves e o que chamamos de corpo da função. E dentro deste corpo da função que declaramos o codigo que sera executado quando a função for utilizada.
Como estamos realizando uma soma dentro da função somar, e logo após a sua soma, estamos pedindo para imprimir o resultado na tela. Ao executar esta função iremos obter o resultado da soma dos números informados.
Para usar uma função e simples. Basta digitar o nome dela passando os valores por parâmetro. Confira o código abaixo.
soma(5,5); //resultado: 10 soma(15,5); //resultado: 20 soma(15,20); //resultado: 35
Observe que após termos definido a codificação dentro da função, sempre que chamarmos a função passando os seus parâmetros, vamos obter o resultado esperado.
Uma das grandes vantagens no uso de funções é o seu reuso, pois basta digitar soma(10,10) passando dois números quaisquer como parâmetro para que a resposta seja retornada.
Sem o uso de funções, toda vez que desejasse somar dois números você teria que digitar todo o calculo novamente. Veja o exemplo abaixo sem o uso de funções. Observe que vamos ter que ficar repetindo a estrutura de soma toda hora.
$numero1 = 10; $numero2 = 12; $total = $numero1 + $numero2; echo $total; //Se eu precisar somar novos números eu tenho duas opções que são modificar os valores nas variáveis declaradas antes ou criar novas variáveis para calcula-las. $numero11 = 8; $numero22 = 5; $total2 = $numero11 + $numero22; echo $total2;
Observe que eu precisei criar novas variáveis para pode somar outros números. Caso eu precisasse manter o resultado anterior eu sempre teria que ficar declarando novas variáveis sempre que fosse preciso somar novos números. Mas com o uso de funções eu consigo somar diversos números diferentes sempre precisar ficar refazendo a declaração das variáveis.